sábado, 3 de maio de 2008

Qualidade De Vida Do Trabalhador Hospitalar (QVT/H)

Por Guilherme Ferreira da Cunha
Publicado 15/04/2008
Resumo
A ERIC Trist e seus colaboradores desenvolveram estudos no Tavistock Intitute, em 1950 na Inglaterra, as respeito do QVT.
Para eles este é um assunto mundial que diz respeito à melhoria continua da força funcional das empresas, ou em qualquer ramo, principalmente em se tratando no ambiente hospitalar.
O QUT/H visa atender as necessidades físicas, mentais e funcionais dos colaboradores, para proporcionar um aumento da produtividade.
O Brasil segundo pesquisa recente de jornais e revista foi eleito o segundo país em um ranking com o aumento de produtividade.
A qualidade de vida do trabalhador em área hospitalar visa satisfazer necessidades pessoais, e coletivas tanto no contexto profissional ou pessoal mental físico, social ou técnico na busca do aumento da produtividade e conseqüentemente o crescimento do lucro empresarial.
O governo federal tem um projeto de humanização que esta empregando paralelo ao sistema único de saúde (SUS) buscando assim o bem esta do trabalhador e a satisfação de sua ocupação funcional.


Análise Critica
Muitos são os estudos e poucos são as praticas empregadas dos resultados de estudo e pesquisa feito em relação à qualidade de vida do trabalhador principalmente em área de hospitais.
Este é um assunto mundial, mas pouco se faz para se resolver. Tanto na questão da saúde e do bem estar do trabalhador por falta de condições materiais, organizacionais e um dos mais graves fatos que é a jornada de trabalho ao qual são submetidos, pelas empresas que condicionam a implementação do QVT/H em aumento da produtividade e no lucro empresarial.
Nunca que o QVT visa satisfazer a necessidade pessoal conforme o texto de ERIC Trist e seus colaboradores, pois se tal fosse verdadeiro não deveria só prevenir os trabalhadores das doenças ocupacionais, mentais e ortopédicas, mas deveria dar um acompanhamento para os trabalhadores doentes e seus familiares coisa que não acontece.
Como pode o Brasil se o segundo do ranking se a maioria dos trabalhadores da área hospitalar estão quase todos doentes, pela a falta de investimento do governo federal, onde este trabalhadores chegam a sofrer lesões corporais por falta de um programa que satisfaça a sociedade em geral.
Fonte: webartigos@gmail.com

Nenhum comentário: